E-commerce

Alexandre Reibaldi, Amanda

Conversando com os programadores aqui na agência sobre um job de e-commerce, percebi que tinha muito a aprender sobre o assunto.

Eu já sabia que e-commerces ajudavam na efetivação da compra, mas, antes desse bate-papo, não tinha ideia do quanto faziam a diferença.  Essa conversa foi tão legal que decidi compartilhar.

O e-commerce é uma plataforma de vendas online que, como todo mundo já sabe, “veio para ficar”. E ficou!

Antes, as pessoas precisavam obrigatoriamente ir até um lugar específico para comprar um produto ou contratar um serviço. Depois, até dava para fazer isso em uma ligação, mas não era lá tão prático. Agora, dá para comprar com só um clique no computador ou celular.

Parece até uma coisa meio do universo da família Jetson, mas quase todo mundo já fez, no mínimo, uma comprinha diretamente do sofá.

Seja na compra do mês no mercado, roupas, passagens aéreas, hospedagens em hotéis ou até mesmo compras internacionais, uma porta foi aberta e não será mais fechada.

Pensando no consumidor, os benefícios são claros: ele consegue ver todos os produtos de forma clara e pode inclusive usar filtros para encontrar a opção ideal para a sua necessidade do momento. Vendo todas as informações importantes apenas com o rolar da página, fica mais fácil saber o que está comprando. Ele pode também escolher uma opção de frete de acordo com sua urgência e monitorar a entrega dos produtos desde que ele sai da transportadora até chegar em sua casa.

Quando o site é bem feito, o consumidor vê a marca como confiável – e fica mais tentado a encher seu “carrinho” digital.

Além disso, ganhar espaço com SEO (a forma que o Google prioriza quais resultados aparecem logo no começo de uma busca) fica muito mais fácil quando você tem seu próprio site de vendas. Temos também a facilidade de gerenciamento, a possibilidade de controlar o estoque e gerar códigos de desconto, horário de funcionamento ilimitado, conectar franquias, otimização do tempo dos vendedores, integrar facilmente com o sistema dos Correios, análise das estatísticas sem complicações… E mais um monte de facilidades que deixam para trás todos os concorrentes sem presença digital.

Com o e-commerce você também descobre quem comprou, onde, quando, qual a forma de pagamento escolhida e informações de contato que podem ser utilizadas no pós-vendas.

E, pra finalizar, parando para analisar as vantagens do e-commerce nesse momento de pandemia, temos o óbvio: menos contato físico com o mesmo resultado.

Esses são só alguns (dos muitos!) motivos pelos quais toda marca devia pelo menos considerar abrir um e-commerce agora. Afinal, se você não fizer, seu concorrente com certeza vai. E, vamos combinar, perder cliente nunca é legal, né?