As máquinas contra os seres humanos 

Bia, Alexandre Reibaldi

Um dia desses, bombou na internet uma “manifestação”. 

Artistas usaram plataformas para fazer artes contra o fantasma da Inteligência Artificial, sob a justificativa que muitas dessas “imagens de robô” podem acabar com a criatividade e o trabalho duro no meio. 

Por isso o Fala D + traz a tona esse tópico um tanto quanto polêmico. Discutimos, brainstormamos e encontramos algumas perguntas pelo caminho: Será que a arte morreu? A IA vai acabar com o emprego dos designers e criativos?

Os humanos já perderam essa batalha ou isso nunca vai acontecer de verdade?

Parafraseando o incrível Umberto Eco, a arte não é absoluta, e sim uma forma de atividade que estabelece uma relação dialética com outras atividades, outros interesses, outros valores. Ou seja, um artista pode pintar uma obra e estabelecer um significado específico para ela, enquanto eu posso vê-la e achar outro significado, que faça sentido para mim também. Afinal, a gente viaja vendo as obras loucas de cada artista. Alguém sabe o significado da Monalisa? rs.

Muitos pensam que a IA está roubando da essência dos artistas, já que o algoritmo se baseia em milhares de imagens produzidas pelos próprios. Não é apenas encontrar inspirações nas obras; aqui estamos falando de outro patamar: é uma máquina roubando ideias e transformando-as com enorme rapidez e facilidade. Piscou, gerou. 

Vai aí um exemplo, muito bom, por sinal, e que eu entendo bem. Se um artista quer copiar uma arte, ele demora uma semana. Já com a IA, se criam centenas de cópias de uma arte em uma semana. Acaba com o trabalho duro, a criatividade e a essência do negócio, entende? 

Até dentro do Discord a IA pode funcionar, com o Mid Journey, um bot que roda no prompt faz imagens complexas, e é muito simples: você entra em um chat, digita “/imagine” + QUALQUER COISA que venha na sua mente. Por exemplo, “/imagine um cachorro comendo banana em um jardim”. Sabe o que acontece? O Mid Journey gera uma imagem daquilo que você pediu em poucos segundos. É surreal. 

Link Mid Journey: https://midjourney.com/home/?callbackUrl=%2Fapp%2F 

E tem mais! Agora também existe o Chat GPT (Generative Pre-trained Transformer), um modelo de linguagem desenvolvido pela OpenAI. Ele foi treinado utilizando uma grande quantidade de dados de texto disponíveis na internet, o que permite que ele gere texto de forma autônoma. Além disso, é amplamente utilizado para tarefas de geração de texto, como escrita assistida, tradução automática, resumo de texto e tarefas específicas, como respostas a perguntas ou classificação de texto.

Link Chat GPT: https://chat.openai.com/chat 

Ah! O parágrafo que você acabou de ler, não fui eu que escrevi. Foi ele! Em apenas 2 segundos. Inacreditável…

A questão é: isso é inevitável, sim, mas pode detonar o trabalho humano. A Inteligência Artificial é um negócio doido, pode até ajudar muitas vezes, mas menospreza o trabalho dos criativos, designers e agora até dos redatores. 

É… Os tempos mudaram e as máquinas estão se inserindo em diversos espaços, mas fica aí uma pergunta para todos:

Serão estes instrumentos capazes de derrubar todas as habilidades brilhantes de um ser humano?