A importância da fotografia publicitária no mundo imagético

Alexandre Reibaldi, Marina

Certo dia, um cliente me perguntou se deveria usar a câmera de seu celular ou investir em um fotógrafo para realizar um ensaio de divulgação do seu produto. E é claro que eu respondi – com convicção – que a primeira opção afastaria possíveis clientes. Já a segunda, poderia impactar positivamente na imagem de sua empresa, ainda mais quando falamos sobre o primeiro contato do cliente com a marca.

A câmera do celular não mostra com clareza os detalhes mais importantes do produto, deixando o seu trabalho muito mais amador. Por outro lado, a câmera profissional é um investimento que realmente vale a pena. Isso porque ela oferece mais beleza e qualidade nas imagens de seus produtos.

Aqui na CTRL+D, valorizamos muito a fotografia publicitária e mostramos a sua real importância para os nossos clientes. Como sei que quem compartilha, amigo é, fiz esse artigo com o meu ponto de vista para vocês.

Você já refletiu sobre a frase “uma imagem vale mais que mil palavras”?

Para mim, a comunicação visual deve estar alinhada com a escrita, a fim de alcançar resultados expressivos em uma campanha.

A imagem deve passar uma mensagem clara, visto que atinge o público de forma instantânea, causando uma primeira impressão da sua marca. O texto também deve estar alinhado com o tom de voz e sem erros de gramática, mas isso falarei em outro momento, beleza?

Por incrível que pareça, o erro mais comum que as empresas cometem é deixar o seu visual de lado. Imaginem se eu contar a elas que ótimas imagens podem mudar o branding da empresa e melhorar a experiência do consumidor… será que acreditariam?

Na era digital, ninguém pega o seu produto na mão. Por isso, devemos caprichar nas imagens, não é? Afinal, o principal objetivo da fotografia publicitária é despertar o interesse dos consumidores no seu produto. O visual também pode potencializar a mensagem que a sua marca quer transmitir para o mundo. 

Para se ter uma ideia, a fotografia publicitária é mais importante do que os mockups dos produtos de antigamente. Com ela, é possível aumentar a qualidade de reprodução. Dentro desse ramo, há diversos tipos e estilos de ensaios, como: 

Arquitetônico;

Automotivo;

Design de produto;

Gastronômico.

Contratar um bom profissional e equipamentos qualificados é o primeiro passo desse processo. Em seguida, o fotógrafo ou o diretor de arte devem tratar as imagens, tornando-as mais impactantes e destacando as principais qualidades do seu produto.

Esses profissionais são craques em transformar a realidade em fotos simulacro, abstraindo partes essenciais do produto que devem ganhar destaque.

Eu e meu time da agência desenvolvemos um case de sucesso para a companhia aérea Latam Airlines Brasil, onde foi fotografado com excelência o menu oferecido aos passageiros. Dessa forma, mostramos todos os alimentos do cardápio da companhia, deixando as pessoas com aquela famosa sensação de “água na boca”.

O feedback do cliente não poderia ser diferente: ele amou! Só porque as imagens estavam bonitas? Também! Mas o principal motivo foi o resultado desse job. O aumento do engajamento nas redes sociais, da taxa de conversão e o destaque da empresa na mídia foram impressionantes! 

Já estamos preparados para os próximos desafios! Entre em contato e veja a mágica fotográfica acontecendo.

Ah, já estava quase esquecendo: quantidade de megapixel não é sinônimo de qualidade, ok?!

E aí, concordam ou não?