Google Ads e Facebook Ads

Alexandre Reibaldi, Amanda

Antes de começar a escrever esse texto, conversei com o pessoal de Redação e Mídias Sociais aqui da agência. Já fazia um tempo que eu vinha pensando em escrever sobre Ads e, depois de um baita feedback que recebemos do pessoal do Facebook nessa semana, o insight finalmente apareceu.

O Google e o Facebook Ads têm muito em comum, mas também tem suas diferenças, e é sobre isso que queria falar hoje.

Ambos tem ferramentas que te ajudam a segmentar o público e alcançar as pessoas que possam se interessar pelo seu serviço. E o segredo por trás disso? Uma boa estratégia somada a palavras-chave relevantes.

O Google Ads (antigo Google AdWords) é a plataforma de anúncios do Google e oferece anúncios nas principais plataformas:

Rede de pesquisas

Trabalha principalmente com palavras-chave. Nela, os anúncios aparecem em destaque no início com uma legenda para indicar que é um link patrocinado e você só paga pelo clique. É útil para quem quer alcançar pessoas que buscam por produtos, serviços e soluções.

Display

Com ele seu anúncio aparece em websites, páginas de noticias, blogs e aplicativos, o que alcança 90% dos usuários da internet de todo o mundo. Em formato de banner, textos e até caixa de entrada no Gmail, esse tipo de anúncio pode aparecer em cerca de 2 milhões de sites e 650 mil aplicativos.

Essa opção usa palavras-chave, informações demográficas e remarketing para gerar os anúncios.

YouTube

Quem nunca viu um anúncio antes ou durante um vídeo no YouTube?

Você só paga esse tipo de anúncio quando acontece uma interação, ou seja, se a pessoa pular antes dos 30 segundos, você não paga.

Nesse caso, idade, gênero, local e interesses são as principais formas de segmentação do público.

Aplicativos

Esse tipo de anúncio tem configurações rápidas e aparece em aparelhos com os sitemas iOS e Android.

Basicamente, é investir para ser destaque no Google (na teoria), mas também não é pra sair achando que é só pagar e já era. Ele funciona como um leilão: todos os anunciantes oferecem uma quantia em troca de cliques. Mas nem sempre é a maior oferta que ganha.

Não é só pagar mais. Tem que ser bem feito.

O Google Ads funciona com um Ad Rank, que avalia o Índice de Qualidade (IQ) x Lance (CPC máximo). O IQ é uma avaliação feita também pelo Google que dá uma nota entre 1 e 10.

Esse Ad Rank também analisa a relevância do anúncio e as páginas de destino.

Esses anúncios trazem resultados imediatos e, com testes, conseguimos identificar quais palavras trazem mais leads (e nessa o Google também ajuda, sugerindo novos termos que funcionam com a campanha).

Com um planejamento podemos definir metas, como quanto e em que período gastar, comparar com dados anteriores e pensar em novos objetivos com o tempo, trazendo mais precisão para a campanha.

E ainda digo mais: erra quem acredita que focar em CPC e não no usuário é um objeto ou que leva cliques em botão de formulário como meta.

Pensando no Facebook Ads, temos um resultado imediato e eficiente. Com ele criamos campanhas dentro do Facebook e podemos promover a página, postagens, ações e até mesmo enviar o usuário para um outro site.

As principais informações que usamos são os dados demográficos e as disponibilizadas no perfil dos usuários.

Assim como no Google Ads, definimos um orçamento e oferecemos um lance para cada clique ou a cada mil impressões, ou seja, a visibilidade de postagens e anúncios. Enquanto o alcance te mostra quantas pessoas viram, as impressões mostram quantas vezes elas viram, inclusive de um mesmo usuário.

Hoje, o Facebook conta com mais de 2 bilhões de usuários ativos, e mais de 800 milhões de pessoas curtem algo todos os dias.

Com as segmentações e análises de comportamento dos usuários, o Facebook expõe sua marca para pessoas que possam estar interessadas no seu produto ou serviço e atualmente fornece o melhor ROI de todas as plataformas sociais.

Quando criamos anúncios no Facebook, temos em mente os seguintes objetivos:

Impulsionar uma publicação

Patrocinamos o post para que ele alcance mais pessoas.

Promover a Página

Criamos estratégias para que mais pessoas conheçam a página (e curtam).

Enviar pessoas para seu site

Assim, aumentamos o tráfego do site e aumentamos as chances de conversão.

Download de App

Para trazer mais engajamento com o seu aplicativo.

Anunciar ofertas

Alcançando mais pessoas (curtidoras ou não da sua página) para divulgar suas ofertas.

Visualização de vídeo

Com a opção de colocar um vídeo na publicação, as visualizações também aumentam.

O Facebook Ads trabalha muito com o CPM, que é o custo por mil impressões e te dá uma visão panorâmica do desempenho, o que é um ótimo benchmark para comparar campanhas e conjuntos de anúncios.

Quando pensamos na frequência (impressões/alcance) precisamos ter em mente que com ela baixa sua mensagem não atinge o público, enquanto ela alta deixa seu público irritado e saturado. Para ajudar a ter uma noção melhor disso, temos o CTR (taxa de cliques), que avalia quão bem seu público está respondendo ao anúncio.

Para ambos os casos (Google e Facebook Ads) é importante lembrar que eles funcionam com base em testes que fazemos, aprendendo aos poucos o que funciona para o seu negócio.