Metaverso e o futuro das redes sociais

Alexandre Reibaldi, Marina

Já faz algum tempo que as redes sociais estão deixando de ser simples e tornando-se o trabalho de muitas pessoas. Um exemplo claro disso é o Creator Studio do Facebook, ferramenta que possibilita publicar, gerenciar, monetizar e medir o desempenho dos conteúdos das páginas do Facebook e Instagram. 

Durante a pandemia da Covid-19, as empresas, principalmente aquelas que eram contra, tiveram que investir em sua presença online. Isso foi muito importante para que o público continuasse interagindo com elas pela web e a marca conseguisse se manter ativa no mercado. Para alcançarem o seu objetivo, foi preciso se reinventar todos os dias, criando estratégias e planejamentos assertivos. 

A CTRL+D monitora as redes sociais das empresas para ajudar em sua comunicação online. Desenvolvemos todo o marketing digital de forma personalizada para o seu nicho, criando conteúdos relevantes, realizando o tráfego pago quando necessário e monitorando todas as redes sociais.

A tecnologia nesse período não parou de crescer. O metaverso, por exemplo, teve o seu conceito criado em 1992 na ficção científica “Snow Crash” de Neal Stephenson, mas só foi aprimorado em 2021.  

No ano passado, Mark Zuckerberg, CEO e fundador do Facebook, anunciou em suas redes sociais a Meta, nova marca institucional da empresa. Isso se tornou um movimento marcante para a história da tecnologia, indicando uma mudança no futuro das interações: o crescimento do metaverso. 

Se você nunca entendeu o que é o metaverso, fique tranquilo que nós explicamos: esse conceito descreve o modelo de uma vida real, só que no mundo digital, possibilitando a criação de experiências mais naturais de interação com outras pessoas. Muitas empresas, como o Facebook, Microsoft e Fortnite, desenvolvem esse mecanismo diariamente, deixando-o cada vez mais sofisticado e oferecendo aos usuários experiências mais imersivas, interativas e realistas. Aliás, quem nunca fez uma reunião online ou chamou os amigos para uma partida de um jogo durante a pandemia?

A conexão das pessoas no mundo virtual pode ocorrer com a utilização de diversos tipos de tecnologia. Veja algumas delas: 

Realidade Virtual (VR): Os usuários precisam usar óculos ou capacetes compatíveis com essa tecnologia. Dessa forma, eles podem se encontrar em um ambiente virtual com objetos parecidos com os reais. Legal, né? 

Realidade Aumentada (RA): Essa tecnologia acrescenta elementos virtuais a um ambiente real, como o uso de QR Code nos cardápios dos restaurantes. 

Blockchain, criptomoedas e NFTs: Quando você compra um item com o certificado NFT, recebe o registro dessa mercadoria no banco de dados Blockchain. Como muitos já sabem, a moeda utilizada nesse universo são as criptomoedas.

E não para por aí! O nosso colega Mark também divulgou que o Instagram deu início aos experimentos para incluir NFTs, um tipo especial de token único e criptografado. Mais conhecidos como tokens não fungíveis, já movimentaram esse mercado em cerca de US$24,9 bilhões, segundo a CNN. Os mais famosos são as obras: 

–       The Merge; 

–       Everdays: The First 5000 days; 

–       Human One; 

–       Cryptopunk #5822

Adam Mosseri, chefe do Instagram, publicou um vídeo falando a respeito desses novos testes. De acordo com ele, esses ativos digitais buscam dar mais opções para os criadores de conteúdo, além de oferecer suporte à carteira de criptomoedas, como a MetaMask.

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O que isso impacta na sua vida? Se você é ou conhece um criador de conteúdo, será possível provar a originalidade de suas NFTs, garantindo os créditos do seu trabalho.

A primeira empresa a utilizar o metaverso no Brasil foi a Flex Interativa[1]  , cliente aqui da CTRL+D, que proporciona experiências comunicativas marcantes e inovadoras no mundo virtual e, agora, também conta com especialistas na realização de eventos presenciais e híbridos, aumentando ainda mais sua capacidade de entregar qualidade e eficiência no uso da realidade aumentada. 

A empresa contou com a nossa ajuda para ganhar o reconhecimento do público, dar uma nova identidade visual para o site, atualizando suas informações e deixando-as mais atrativas para seus visitantes, além de realizar a divulgação dos serviços em suas redes sociais.